A ICCA (Internacional Congress and Convention Association) acaba de divulgar o ranking dos destinos que mais sediaram eventos internacionais em 2014. O Brasil ficou entre os dez países, sendo o único da América Latina que integra o grupo, com 291 eventos realizados. Estados Unidos, Alemanha e Espanha ocuparam as primeiras colocações. Outras potências no turismo, como Reino Unido, França Itália, Japão, China e Holanda antecedem o Brasil na lista.
Entre as cidades brasileiras destacadas pela ICCA, Santos ficou em 10o lugar, o que consolida a Costa da Mata Atlântica como um polo receptor de eventos internacionais por mais um ano. No ano passado, Guarujá pontuou em 12o no ranking brasileiro. Os eventos que ranquiaram em Santos em 2014 aconteceram no Mendes Plaza Hotel e no Parque Balneário Hotel, graças à parceria do Santos e Região Convention & Visitors Bureau com os dois equipamentos, que são associados à entidade.
Para o gerente executivo do Bureau, Alexandre Nunes, ‘este é o resultado de um esforço que vem sendo feito há 13 anos pela entidade e pelos espaços locais, na captação de eventos’. Nunes ainda reforça que pontuar no ranking da principal entidade mundial ligada ao turismo de negócios é a maior prova de que a região possui infraestrutura e apelo turístico para sediar eventos nacionais e internacionais. ‘Além disso, nos motiva, cada vez mais, a buscar eventos com padrão ICCA’, finaliza.
Desde 2003, quando a Embratur passou a cuidar da promoção internacional do Brasil, houve um aumento de 369% na realização de congressos e convenções de negócios no país. Conforme os dados da ICCA, entre 2003 e 2014, o total de eventos passou de 62 para 291. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento no país subiu 177%, passando de 22 para 61.